Métodos extrajudiciais de solução de controvérsias
Descrição
Nesta obra em que se apontam as possibilidades oferecidas pela arbitragem como instrumento para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais, estão reunidas contribuições dos seguintes autores - Ana Lucia Vidigal Lopes da Silva, Carla Amaral de Andrade Junqueira Carnero, Chyntia Aquino da Costa Barcellos, Corinna Margarete Charlotte Schabbel, Eduardo Dietrich e Trigueiros, Flávia Bittar Neves, Flavio Guberman, Luiz Eduardo Leme Lopes da Silva, Marcelo Dias Gonçalves Vilela, Maria Eugenia Muro, Marta Raposo de Medeiros, Milena Paternosti, Newton Silveira, Ronaldo Noronha Behrens e Tatiana de Oliveira Gonçalves.
Sumário
Para além do judiciário: a mediação como instrumento de transformação social por Corinna Margarete Charlotte Schabbel / A mediação como forma, meio de redução de conflitos e aumento da qualidade da prestação de serviços por Ronaldo Noronha Behrens / Sobre a formação do mediador por Marta Raposo de Medeiros / Arbitragem interna: O avanço da arbitragem após 10 anos da lei n. 9.307/96 por Chyntia Aquino da Costa Barcellos / A cláusula compromissória celebrada antes da lei 9.307/96: polêmica acerca da sua força cogente por Maria Eugenia Muro / O efeito vinculante da convenção de arbitragem: análise jurisprudencial no direito comparado por Flávia Bittar Neves / A proliferação das câmaras arbitrais no Brasil. Como confiar na Câmara por Flavio Guberman / A possibilidade de utilização da arbitragem em contratos entre empresas e Estado por Carla Amaral de Andrade Junqueira Canero / Confidencialidade e especialização na solução de conflitos envolvendo propriedade intelectual: campo de arbitragem por Newton Dietrich e Trigueiros / Aplicabilidade da arbitragem na resolução de conflitos societários no âmbito da sociedade limitada por Marcelo Dias Gonçalves Vilela / Adoção no processo arbitral nos contratos administrados por Luiz Eduardo Leme Lopes da Silva e Milena Paternosti / Medidas de urgência no procedimento arbitral: tutela antecipada e medidas cautelares por Ana Lucia Vidigal Lopes da Silva / A execução da sentença arbitral face à lei n. 11.232/05 por Flavio Guberman / Arbitragem internacional por Carla Amaral de Andrade Junqueira Canero / Reconhecimento e execução de sentenças arbitrais estrangeiras por Tatiana de Oliveira Gonçalves.
RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025. Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbitpedia.com/conteudo-exclusivo/6247-metodos-extrajudiciais-de-solucao-de-controversias.html?category_id=827
Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso.Política de Privacidade. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com Coordenação Ricardo Ranzolin