Doutrina

O Instituto da Arbitragem na Dinâmica do Processo de Recuperação de Empresas
Descrição

O principal objetivo deste estudo foi o de analisar a interface estabelecida entre a arbitragem e o instituto de recuperação em três situações distintas: (i) recuperação extrajudicial com estipulação de cláusula arbitral; (ii) deferimento de recuperação judicial após processo arbitral já instalado; e (iii) processo arbitral para processar recuperação judicial a ser estabelecida entre devedor e credores. A inclusão de convenção de arbitragem em plano de recuperação extrajudicial traduz verdadeira faceta da autonomia da vontade das partes. Por outro lado, a falência e a recuperação judicial tutelam, em grande parte, interesses públicos, deixando espaço reduzido para a instituição da arbitragem, destinada à solução de litígios relativos a direitos disponíveis.
Sumário

SUMÁRIO: 1 Apresentação; 2 Da autodefesa ao monopólio estatal; 3 A eficiência nos processos falimentares e de recuperação de empresas; 4 A lei de recuperação e falências e suas influências no mercado; 5 A arbitragem em questões relacionadas à falência e liquidações extrajudiciais; 6 A arbitragem em questões relacionadas à recuperação extrajudicial; 7 A arbitragem em questões relacionadas à recuperação judicial; Conclusões.
  • O Instituto da Arbitragem na Dinâmica do Processo de Recuperação de Empresas
  • O Instituto da Arbitragem na Dinâmica do Processo de Recuperação de Empresas

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbitpedia.com/conteudo-exclusivo/5357-o-instituto-da-arbitragem-na-dinamica-do-processo-de-recuperacao-de-empresas.html?category_id=123

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin